A PSICOPEDAGOGIA TRABALHANDO O LÚDICO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM LONGO PERÍODO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Consolacao Rocha Mariano Arcanjo
  • Luciene Cesar de Lima

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2791

Palavras-chave:

LUDICIDADE, TRABALHO MULTIDISCIPLINAR, TÉCNICAS PSICOPEDAGÓGICAS

Resumo

Introdução: Normalmente existem crianças que passam por tratamentos duradouros no hospital se ausentando da sala de aula e prejudicando seu processo de aprendizagem. Devido à hospitalização distanciar a criança de suas atividades cotidianas, contribui para seu maior adoecimento causando mais sofrimento ao impedir a criança de se movimentar e desempenhar as tarefas diárias, além de afetar sua autoestima. Assim como os demais profissionais o psicopedagogo no hospital tem um papel valioso para compor a equipe multiprofissional, este profissional  trabalha de acordo com a idade da criança e adolescente.  Objetivos: Usar o lúdico como estratégia de aprendizagem eficaz, apropriando deste conhecimento e ajudando a reflexão didática e metodológica além de auxiliar os profissionais multiprofissionais durante o procedimento, pois a criança estará mais tranquila após uma sessão de ludicidade, trazendo mais confiança nos demais profissionais. Materiais e Métodos O Artigo foi realizado na Santa Casa de Sobral, em 2018 através de uma pesquisa campal nos setores de Pediatria e Quimioterapia, utilizando jogos como: quebra-cabeça; jogo da memória; encaixe; sequencia lógica e dominó. Tendo como base teórica o autor (PORTO, 2008, p. 49:50) no qual fala a importância do psicopedagogo junto a equipe multiprofissional onde cada um contribuirá para conhecer as dificuldades pessoais e institucionais para por em ação uma atitude sistemática. Resultado  Encontra-se resultados satisfatórios ao perceber como o psicopedagogo usa através da ludicidade diferentes meios para conseguir obter um avanço no tratamento destes pacientes, desenvolvendo diferentes técnicas de aprendizagem, ajudando na sua dificuldade durante a internação e a ausência da escola. A ludicidade faz com que a criança saia de âmbito depressivo ajudando para que sua imunidade se eleve e com isso recebe alta hospitalar mais rápido.  Conclusão: Conclui-se que, a Psicopedagogia na área da saúde auxilia a equipe multidisciplinar a melhorar a qualidade de vida do paciente, demonstrando humanização entre os profissionais e o paciente.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Arcanjo, C. R. M. ., & Lima, L. C. de . (2021). A PSICOPEDAGOGIA TRABALHANDO O LÚDICO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM LONGO PERÍODO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 36. https://doi.org/10.51161/rems/2791

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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